Parceiro Magalu Portal Formosa
NOVIDADE

Nova identidade nacional começa a ser emitida na Bahia; saiba como solicitar

Inicialmente, a emissão ocorrerá nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, porém, ainda não há informações sobre quando será disponibilizada em outras cidades do interior.

09/07/2024 06h36
Por: Portal Formosa
Fonte: Chico Sabe Tudo

Na manhã da próxima terça-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues dará início ao novo sistema de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A cerimônia será realizada no SAC do Terminal Pituaçu, conforme anunciado pelo governo estadual na tarde de ontem (8).

A nova identidade será emitida pelo Departamento de Polícia Técnica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, a primeira via do documento será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada tanto pelo site quanto pelo aplicativo ba.gov.br.

Inicialmente, a emissão ocorrerá nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping, porém, ainda não há informações sobre quando será disponibilizada em outras cidades do interior.

Para solicitar a nova identidade, será necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, seja em formato físico ou digital. O documento será emitido em papel de segurança, cartão de policarbonato (plástico) e também em formato digital.

A nova Carteira de Identidade Nacional segue a Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como o único número necessário para a identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Antes, era possível que cada cidadão tivesse até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro utilizará apenas o CPF como identificador único.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias