Parceiro Magalu Portal Formosa
CANUDOS

‘Notícias do Dilúvio’: Peça de teatro sobre Canudos será apresentada em municípios de Pernambuco; Confira a programação

O espetáculo narra o fenômeno do massacre de Canudos e a história de resistência do seu povo a partir do olhar feminino e das práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento.

10/03/2025 12h26
Por: Portal Formosa
Fonte: Rede GN

A Cia Biruta de Teatro vai levar o espetáculo ‘Notícias do Dilúvio – um canto a Canudos’ para três cidades do Sertão de Pernambuco. As apresentações gratuitas e com interpretação em Libras serão realizadas nos dias 10, 13 e 14 de março, em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó, respectivamente.

‘Notícias do Dilúvio’ é uma homenagem a Canudos. O espetáculo narra o fenômeno do massacre de Canudos e a história de resistência do seu povo a partir do olhar feminino e das práticas culturais populares que ainda sobrevivem às tentativas de apagamento.

“Ao contar Canudos, não nos interessava a história oficial, já conhecida, de uma república que massacrou seu povo, mas o que foi silenciado”, disse a atriz e produtora-executiva do projeto, Camila Rodrigues.

 Na trama, o sino, que marca a resistência do povo de Canudos, divide os atos do espetáculo para contar a história do lugar que alimentou a esperança dos pobres e despertou a ira dos poderosos.

“Contamos a história a partir de um lugar de memória, espiritualidade, festa e luta, evidenciando o olhar das mulheres de Canudos e a sua força que persiste até hoje, diluída nas comunidades descendentes de Belo Monte”, pontua a atriz Cristiane Crispim, que divide o palco com Camila Rodrigues.

Para dar vida à história, além das duas atrizes, o espetáculo tem direção artística de Antônio Veronaldo; o figurino, a execução de sonoplastia e a assistência de direção, de Letícia Rodrigues; a concepção e execução de luz, assinadas por Fernando Pereira, a cenografia foi concebida por Luiz Marcelo e Cristiane Crispim, e a trilha sonora original é de Moesio Belfort e Carlos Hiury. A dramaturgia é assinada por Antônio Veronaldo, Camila Rodrigues, Cristiane Crispim e Luis Osete.

 

A circulação conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco.

Confira a Programação

 

- 10/03
Petrolina |19h| Cineteatro Massangano – CEU das Águas – Rio Corrente

Entrada gratuita – Classificação 12 anos 

 

- 13/03

Santa Maria da Boa Vista |18h | Escola Padre Maurílio Sampaio

Entrada gratuita – Classificação 12 anos

 

- 14/03

Cabrobó |15h | Escola Indígena Capitão Dena – Ilha de Assunção

Entrada gratuita – Classificação 12 anos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários